Mamães de primeira viagem: saiba o que fazer quando o bebê chegar em casa

Mãe com Sling

Depois que recebem a confirmação da gravidez, as mães aguardam ansiosamente os 9 meses para ver pela primeira vez o rosto da nova vida a que deram origem. Apesar da grande emoção que esse momento representa, as mamães de primeira viagem ainda têm muitas dúvidas sobre como agir nos primeiros meses de vida para cuidar da melhor maneira do bebê.

A hora de voltar para a casa é um momento único, mas traz algumas dúvidas e preocupações sobre o bem-estar da criança. Para ajudar as mamães nessa missão, listamos aqui alguns cuidados que os bebês pedem nos primeiros dias de vida. Acompanhe!

Espere alguns dias para receber visitas e limite-as

Depois que os pais já estão em casa com o bebê, é natural que a família e os amigos queiram conhecer o recém-nascido e se ofereçam para fazer uma visita. Não há nada de errado em pedir para que as pessoas comecem a frequentar a casa somente depois de você se sentir familiarizada com o bebê e à vontade para recebê-lo.

Nos primeiros dias, é ideal que os familiares mais próximos fiquem com a família para ajudar nas tarefas de casa e nos cuidados com a criança. Após 10 ou 15 dias, libere as visitas para o restante da família e para os amigos.

Limpe o cordão umbilical

Após nascer, o bebê ainda tem o chamado coto do cordão umbilical, que deve cair em uma ou duas semanas. É preciso limpar a região uma vez por dia, logo após o banho. Use um cotonete com álcool 70% para a limpeza. Apesar de parecer sensível, o recém-nascido não tem dor nesta área. Por isso, se sangrar, não se preocupe: limpe normalmente com o cotonete.

Depois que o coto cair, limpe o local por mais 3 dias com álcool e depois proceda normalmente, limpando a região somente com sabonete durante o banho.

Troque as fraldas com frequência

As fraldas de um recém-nascido devem ser trocadas, em média, 8 vezes por dia. Dê preferência para limpar as fezes com um algodão embebido em água e sem sabonete. Se ainda tiver pomada na região, use um algodão com óleo especial para bebês para retirar o produto.

Deixe os lenços umedecidos somente para quando estiver fora de casa e escolha os sem perfume para não correr o risco de causar uma irritação na pele (que ainda é sensível).

Não tenha medo da hora do banho

Um momento delicado para todos os pais de primeira viagem são os banhos do recém-nascido. É normal que a criança chore em seus primeiros contatos com a água. Por isso, não ache que está fazendo errado: esse é um momento novo para seu filho e ele certamente está estranhando tudo.

Segure o corpo do bebê com firmeza e apoie sua cabeça de maneira firme. A água deve estar em torno de 36ºC para não queimar e nem ser muito fria.

Aproveite a fase de mamãe de primeira viagem

Esses são alguns cuidados básicos para se ter com o bebê em seus primeiros dias em sua nova casa. Por ser uma nova vida começando, esse momento traz incertezas e inseguranças para as mamães de primeira viagem. É sempre bom estar ciente de que, com calma e seguindo as orientações, a rotina diária se tornará mais tranquila. Portanto, aproveite cada momento com o bebê e curta essa fase ao máximo!

E você, gostou das nossas dicas? Tem outras ideias de como ajudar as mamães de primeira viagem? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *