Veja 6 posições para amamentar

Posições para amamentar

Além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho, o ato de amamentar fornece inúmeros benefícios, tanto para a mãe quanto para o bebê, e merece toda uma preparação especial.

Pode até parecer tarefa simples, mas encontrar uma posição confortável para amamentar o seu bebê é fundamental para o sucesso da amamentação. Assim, o bebê pode mamar corretamente, sem provocar ferimentos nos seios da mãe e sugando com todo o leite com facilidade.

Para isso, preparamos para as mamães — e também futuras mamães — uma lista com seis posições para amamentar o bebê com segurança, conforto e praticidade. Confira:

1. Sentada com o bebê no colo

Essa é uma das posições mais tradicionais e confortáveis para se amamentar. Nela, a mãe se senta em um sofá ou cadeira e coloca a barriguinha da criança junto com a sua. A posição transversal permite que você coloque os dois braços embaixo do corpo do bebê, dando mais sustentação e passando maior proximidade.

2. Deitada de lado

Essa é uma ótima posição para as mamadas noturnas. Também usada quando a mãe está muito cansada, a posição permite que os dois fiquem lado a lado, de forma paralela, devendo-se oferecer ao bebê a mama que está mais perto colchão.

Apoie a cabeça em um travesseiro ou almofada e verifique se o bebê está sugando direitinho. Lembre-se de sempre manter a cabeça da criança em uma posição mais elevada. Assim, não há risco de engasgos e o leite desce mais fácil, evitando ir para a região do ouvido do bebê.

3. Em pé

Algumas mães têm mania de amamentar em pé. Essa posição não oferece nenhum risco, mas é preciso um pouco mais de firmeza para se segurar o bebê. Deite-o no seu colo e coloque uma das mãos entre as perninhas para dar mais sustentação.

4. Bebê na posição cavalinho

Para amamentar nessa posição, é preciso estar sentada e colocar o bebê de frente para você em uma de suas coxas, segurando-o pelas costas. Atenção: essa posição é mais indicada para bebês com mais de 3 meses e que já tenham o pescoço e cabecinha mais firmes.

5. Bebê de lado

Com o bebê deitado, passe-o por baixo de um dos seus braços e ofereça uma das mamas. Para amamentar nessa posição, é preciso utilizar uma almofada de amamentação ou um travesseiro como apoio. Assim, a mãe consegue alimentar a criança e aliviar a tensão das costas.

6. Bebê no sling

Se o bebê estiver no famoso sling, também conhecido como “porta bebê”, você deverá manter a criança deitada ou sentada e oferecer o seio que estiver mais próximo da boca. Desta forma, quando ele está envolto no pano, suas mãos ficam livres para a realização de outras tarefas.

É importante ressaltar que, quando se encontra uma posição confortável para amamentar, ambos mãe e bebê saem ganhando. O fluxo de leite sai com mais facilidade e o bebê abre bem a boquinha, abocanhando melhor a aureola e evitando o surgimento de rachaduras no bico do seio. Quando se acomoda mal o bebê, ele mama pegando somente o mamilo, ficando com a boca mais fechada e sugando menos o líquido. Nesse caso, a mãe sai machucada e o bebê irritado, já que a sua fome não é saciada rapidamente.

Agora que você já conhece algumas posições para amamentar, tente experimentá-las para saber qual funciona melhor para você e seu bebê. Aproveite para ler o artigo que preparamos sobre a praticidade do sling, que pode também ser utilizado ao amamentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *