4 perguntas que sempre me fazem sobre o método Montessori

4 perguntas que sempre me fazem sobre o método Montessori

É difícil aplicar o método Montessori?

Quando se fala em método Montessori a ideia é de que é algo difícil de fazer, mas isso não é verdade. O segredo é deixar as coisas simples e organizadas no quarto e em todos os ambientes da casa. Um ambiente assim favorece a paz, silêncio e concentração. Outro segredo é confiar que a criança aprende só. Talvez isso seja difícil, pois é natural pensarmos exageradamente na fragilidade do nosso filho e esquecermos que o desenvolvimento dele, tanto motor como cerebral, tanto em intensidade como em velocidade, é potencialmente maior que o nosso. E passamos a pensar que eles precisam de nós para tudo, enquanto eles precisam apenas do nosso amor, cuidado e apoio. Qualquer criança é motivada a aprender e quer aprender e se desafiar o tempo todo. Um ambiente seguro, limpo e com poucas opções de escolhas é um campo perfeito para nascimento de brincadeiras criativas e autonomia.

Você deixa seu filho só no quarto?

Sim, claro que deixo. Um dos objetivos da adaptação do quarto é este. É deixar o ambiente seguro para que ele tenha autonomia. Eu o observo sem interferir, mas a maior parte do tempo ele fica só. Algumas vezes acontece dele trazer um brinquedo e brincar do meu lado, de pedir um ‘colinho’ e eu amo satisfazê-lo, de querer ‘mamar’, mas em todas essas situações ele vem até mim e se fazer entender, ele demonstra o que quer.

Ele chora por companhia quando fica só?

Não lembro de nenhuma situação assim, mas lembro dele querer que eu fique com ele no quarto algumas vezes, mas ele vem até a mim, pega na minha mão e me guia pro quarto dele. Entendo que neste dia ele precisa mais da minha presença e fico com ele no quarto. Dificilmente ele quer que eu brinque, ele quer mais que eu o observe, são momentos que curto muito apreciar, porque sempre ganho carinho dele. E é observando suas brincadeiras e movimentos que descubro as atividades que ele mais poderia se interessar.

Onde eu guardo os brinquedos?

O João não tem muitos brinquedos, mas todos os brinquedos que ele tem ele usa. Aplicando o método aprendi a ser desapegada com brinquedos, evito acumular brinquedos. Guardo os brinquedos dentro do guarda-roupa e faço rodizio dos brinquedos, deixando apenas duas opções de brinquedos no quarto e duas opções na sala. Sendo que permaneço com o brinquedo de maior interesse dele que normalmente, como é de se esperar, coincide com o período sensível dele. No momento o que ele mais gosta de fazer é carregar objetos (bola, banco, almofada, balde) e brinquedos de encaixe.

Se você tem perguntas sobre Montessori e quer compartilhar sinta-se a vontade para fazer isso! Envie um e-mail, esmenialima@gmail.com ou curta minha página no Facebook, https://www.facebook.com/blogesmenialima. Compartilhe sua dúvida, se estiver ao meu alcance, vou ter o maior prazer em ajudar.

One thought on “4 perguntas que sempre me fazem sobre o método Montessori

  1. Pingback: Resultados do Curso Método Montessori para Famílias - Esmênia Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *