Pendente de argola

Pendente de Argola

Após cinco meses de vida meu bebê passou a ter uma vida bem movimentada de ir e vir no quarto e também de muita força. Os móbiles tradicionais (Munari, Gobbi e Octaedro) perderam muito da sua função, pois em pouco tempo eram alcançados, puxados e destruídos. Uma alternativa de solução deste problema é usar um Pendente de argola ou Pêndulo de argola no meio do quarto. Vou explicar rapidamente a importância deste instrumento e como foi a instalação do pendente de argola.

Um pendente de argola é um objeto fascinante e útil. Pode ser feito com um anel ou argola(ou qualquer outra idéia de objeto) pendurado em uma linha ou fita. O objeto usado oscila em torno de um ponto fixo, chamado de ponto de equilíbrio. Os movimentos são oscilatórios no sentido horário e anti-horário, balançando como relógio antigo.

O pendente de argola inspira e fascina, até nós adultos. Não sei ir no quarto de meu filho sem dar uma batidinha no pêndulo. Engraçado que comentei isso com meu esposo e ele riu dizendo que faz o mesmo. É divertido e prazeroso!

Basta deixar uma corrente de ar passar, por uma janela aberta por exemplo,para o movimento começar, o que será um estímulo de movimento e concentração para seu bebê. Funciona como mágica, sendo que a mágica está na própria criança, pois um pêndulo não faz nada sozinho: é você quem faz ou melhor nossa criança. Poucos instrumentos como este nos levam a ter uma visão de nós mesmos e do mundo que nos cerca. Então vale muito a pena usar no quarto de seu filho. Leia como fazer e observe como é simples, rápido e prático:

Como fazer um pendente de argola

Materiais utilizados:

  • Furadeira (para furar a entrada do parafuso no teto, para que mais serve uma furadeira né mesmo?)
  • Parafuso Pitão com broca tamanho 8 (comprado em qualquer loja de construção por R$ 1,00)
  • Argola de madeira (comprado em um armarinho por R$ 1,00. É fácil de achar. Escolhi a de 5 cm com 3,5 de diâmetro interno)
  • Fita de tecido colorida

Contei com a ajuda do meu esposo porque não sei usar a furadeira, mas foi muito fácil e rápido de instalar. Meu teto é de gesso fino como é na maioria dos apartamentos, então obtivemos sucesso no segundo furo, porque na primeira tentativa não houve sustentação firme para a broca do parafuso. O segundo furo sustentou e foi próximo ao ponto de instalação da lâmpada do quarto. Depois de feito o furo basta enroscar o pitão. Ele fica firme e seguro, pois é um circulo fechado sem risco da fita escapar com o movimento. Passe a fita pelo pitão e amarre ou costure firme a ponta. Na outra ponta da fita prenda a argola bem firme também. Deixei a argola na altura de 40 cm do chão.

 

Imagem
parafuso pitão tamanho 8 já fixado no teto
Imagem
fita de cetim amarrada no pitão
Imagem
passei a ponta da fita pelo fogo para ganhar este efeito de não desfiar
Imagem
fixação da fita no teto
Imagem
argola de madeira presa em fita de cetim

Meu filho tem utilizado demais: segura firme, passa de uma mão para outra, morde, bate, puxa, corre atrás e outras artes. Enfim tem sido um entretenimento muito divertido para toda a família. Durante a noite escondo a argola por cima do guarda-roupa, para o ambiente não ter estímulo de movimento. Afinal noite é para relaxar e dormir tranquilo.

4 thoughts on “Pendente de argola

  1. Pingback: Brincadeiras, quanto mais ri, menos chora (até quinto mês) | Esmênia Lima

  2. Pingback: Móbiles tácteis – Montessori aqui em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *