Espinafre é a solução? Devo elogiar meu filho? Como se organizar? – Leitura para mamães #1 – Links

Popeye e o espinafre para anemia

Leitura para mamães #1

Nesta última semana li e aprendi muitas coisas que interessam a todas nós mamães. Principalmente sobre se o espinafre para anemia é solução. Essas descobertas pequenas fazem a diferença em nossa rotina e me inspiram a pesquisar e ler cada vez mais. Nós mães estamos em constante aprendizado e sempre estamos ouvindo conselhos, seja de amigas, outras mães e até da família. Mas nem tudo é certo, e uma ainda menor quantidade de informações deve ser colocada em prática. Quando realmente vamos investigar o assunto ficamos surpresas. Para mim pesquisar não é perder tempo, é realmente poupar tempo e obter melhores resultados. Vou compartilhar algumas pequenas descobertas desta semana. Também li textos maravilhosos aplicáveis na criação de meu filho. Aqui está um resuminho:

Espinafre para anemia é a solução?

Adoecemos aqui em casa, mas nos recuperamos. Uma leve anemia ficou de sequela no João e isso me fez rever o cardápio aqui de casa (Sim, temos a mesma alimentação). Aí muita gente me recomendou utilizar o espinafre para anemia, pela riqueza em ferro e de fato me empolguei. Compramos muito espinafre pra usar no suco, no arroz, na salada e etc. Até que resolvi ler sobre como devo usar o espinafre e conclui: Como sempre tudo que for consumido em excesso vai fazer mal.

Vi receitas que utilizam espinafre cru, conselhos de usar espinafre apenas cozido e nunca utilizar o caldo de cozimento e receitas utilizando exatamente o caldo do cozimento, desperdiçando a erva cozida porque ela é vilã, enfim, notou as divergências? O espinafre é muito rico em ferro, mas seu uso é questionável, tando cozido como não, e pelo que aprendi nem é tão absorvido por nosso organismo. Entendi que a melhor fonte deste mineral são as carnes e que o ferro do feijão, da beterraba e do espinafre não são absorvidos totalmente como muita gente pensa. Então cuidado! O espinafre para anemia pode não ser a solução. Abaixo o link que aponta os riscos à saúde do uso do espinafre, tanto cozido ou não:

Leia Por que o espinafre faz mal à saúde – Por Jocelem Mastrodi Salgado

Devo elogiar meu filho?

Uma amiga me marcou nas redes sociais para ler este texto e sou muito grata. É fascinante este assunto: saber como o cérebro de nosso filho interpreta RÓTULOS de elogios e como podemos evitar esta prática. Se interessou? O link está abaixo.
Se você tem um filho, um sobrinho, ou um amigo pequeno, não diga que ele é inteligente. Diga que ele é esforçado, aventureiro, descobridor, fuçador, persistente.
Celebre o sucesso, mas não esqueça de comemorar também o fracasso seguido de nova tentativa.
Leia O que acontece quando você fica elogiando a inteligência de uma criança

Como se organizar?

É difícil dar conta de tudo, da casa, do filho, do marido e ainda, trabalhar!. Sempre estou me reciclando em técnicas de organização, mas sempre acho que posso melhorar. Encontrei um site nacional super bacana sobre organização.
É este: Vida Organizada. Estou ainda em processo de leitura, mas algumas dicas já testei com sucesso. Amei o post Destralhe!

Fico por aqui, bem animada, por que pra mim é sempre maravilhoso poder compartilhar o que tenho lido com vocês. Até mais!

Tags:
0