Diário de observação montessori

Diário de observação montessori

Neste fim de semana tive a excelente oportunidade de aprender mais e assimilar algumas informações que não estavam claras em minha mente. Participei do curso de aprofundamento do método Montessori para famílias orientado pelo Gabriel Salomão. Não entendia muito bem o objetivo de se manter um diário de observação montessori do meu filho.

A educação é construída e fundamentada em evidências, fatos. Aí surge a importância do diário realmente diário e com informações objetivas. Este será o meio de se fazer análise e de compreendermos melhor nossa criança e seu desenvolvimento. Funcionará como um óculos que nos auxilia a enxergar  melhor a necessidade da criança em detalhes. Antes mesmo da criança desenvolver as articulações da fala, a criança já se comunica através de comportamentos.

Observar o comportamento e anotar no diário nos ajudará em seguida a identificar as necessidades da criança pelos padrões de comportamento anotados. Depois disso podemos formular uma teoria que poderá ser testada depois. Então mãos a obra e lápis/papel na mão!

Diário de observação montessori

10. Mantenha um diário que seja diário. Conheço muitas famílias que têm seu livro do bebê, e algumas conquistas muito importantes são registradas nele: o primeiro corte de cabelo, o primeiro sorriso, a primeira palavra e o primeiro passo. Mas esquecemos de anotar em algum lugar quando foi o segundo passo, e como ele melhorou em relação ao primeiro. Não colocamos em lugar nenhum o que foi que fizemos e que ajudou a criança a caminhar melhor da segunda vez, ou se foi só ela que se desenvolveu mais um pouquinho. Manter um registro constante, embora leve e descontraído, de como a criança vem se desenvolvendo pode ajudar muito a pensar em interesses que ela possa ter, em passeios, presentes, em o que podemos fazer como familiares para que a vida da criança seja mais agradável e seu tempo melhor empregado. Esse diário pode ser mais direto, se você for mais metódico e tiver menos tempo, ou pode chegar a ser um scrapbook virtual, cheio de fotografias, vídeos e histórias divertidas. (http://larmontessori.com/2013/01/14/13-dicas-para-familias-montessorianas-em-2013/)

One thought on “Diário de observação montessori

  1. Pingback: Diário de observação | Esmênia Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *