Afinal, como é o desenvolvimento do bebê entre 6 a 9 meses?

desenvolvimento do bebê entre 6 a 9 meses

Depois de passado o temível período do começo da maternidade e das cólicas, muitas mães passam a aproveitar melhor o desenvolvimento dos filhos. E não é para menos, já que, quando você menos espera, ele já está sorrindo, dando os bracinhos e interagindo mais maduramente.

Para entender tudo que acontece nesse período, descubra agora com este artigo como é o desenvolvimento do bebê de 6 a 9 meses!

Sexto mês

Quando chega aos 6 meses, o bebê já enxerga e ouve tão bem quanto os adultos. Além disso, ele já está mais “durinho” e normalmente consegue rolar nos dois sentidos, o que exige muito cuidado dos pais e responsáveis.

Ele também aprende a puxar objetos e a socializar, então é bom que ele tenha abertura com muitas pessoas diferentes para não travar nesse tipo de situação.

O pequeno também começa a fazer mais barulhos e a imitar alguns sons e linguagens. Deixe que ele faça isso e estimule brincando com sons de animais (como au-au, muuu, piu-piu, etc.). Você pode aproveitar para estimular seu desenvolvimento lendo em voz alta e apresentando cores e objetos diferentes.

Sétimo mês

Durante o primeiro ano, a mudança de um mês para o outro pode significar uma evolução incrível. No sétimo mês, é bem provável que o bebê já esteja tentando se movimentar engatinhando, arrastando ou rolando na direção que ele quer.

É comum que ele também comece a mostrar melhor as suas emoções e irritações ao fazer birras, além de morder e levar qualquer coisa até a boca. A dentição também dá uma acelerada e o normal é que ele tenha os dois dentes centrais inferiores (mas vale lembrar que isso não é uma regra).

Oitavo mês

O desenvolvimento do bebê continua acelerado no oitavo mês, por isso, é muito importante contar com uma casa segura para que ele não se machuque. Agora ele pode ficar sentado sem apoio e a se movimentar com mais facilidade. Com o auxílio de móveis, ele pode até tentar se levantar.

Os pequenos também entendem como usar os dedos para apontar objetos e direções, além de segurar algumas comidas ou outras coisas. Além disso, no quesito emocional, ele faz mais gracinhas, manda beijos e até repete certa ação quando é aplaudido.

É muito comum observar bebês que gostam de ver objetos caindo, sendo apanhados por algum adulto, para serem jogados ao chão logo em seguida. A criança gosta desse tipo de ação pelo dinamismo que ela envolve, além de ter uma percepção melhor das coisas também, como a relação entre os objetos.

Nono mês

O nono mês, como você deve imaginar, já representa um grande progresso. A maioria dos bebês já está quase andando e começa a perceber ou entender muitas coisas que os pais dizem.

Somado a isso, o bebê sente vontade de comer sozinho e acelera sua movimentação. Ele também continua gostando de ser observado e adora estar no centro das atenções.

Quanto ao sono, ele dorme melhor e deve continuar tirando a sesta (soneca) depois do almoço. Com o desenvolvimento motor acelerado, ele já segura um objeto com as duas mãos e consegue bater palmas.

Nessa fase, o bebê se relaciona bem com outras crianças, é capaz de se reconhecer ao se olhar no espelho e ganha o costume de fazer muitas imitações, como sons de animais e tosse, por exemplo. Sobre a dentição, normalmente aparecem quatro dentinhos e podem nascer outros.

Depois de saber como os bebês se desenvolvem, não se esqueça que isso pode variar muito de criança para criança, então esteja sempre em contato com o seu pediatra para acompanhar tudo dentro da normalidade.

Além disso, não deixe de ponderar a introdução de novos alimentos, mas também com o acompanhamento ideal. Para completar sua leitura, que tal ler sobre o desenvolvimento do bebê até os 3 meses de idade? Nos encontramos por lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *