Conheça os acessórios que ajudam na amamentação

Acessórios para amamentação

Depois de longos meses de espera, finalmente chegou a hora de conhecer seu bebê. Com a alegria do nascimento também podem surgir muitas dúvidas em relação à amamentação, especialmente para as mamães de primeira viagem.

amamentação é fundamental, principalmente porque através dela é possível oferecer um excelente alimento ao bebê, protegê-lo de doenças e aumentar o vínculo entre mãe e filho.

E para que esse momento tão importante seja vivido com serenidade, conheça no post de hoje alguns acessórios que ajudam na amamentação.

1. Pomada de lanolina

A pomada de lanolina é necessária quando surgem alguns obstáculos durante a amamentação, como fissuras no mamilo. Nesse caso, ela favorece a cicatrização e protege o seio de novas lesões através de uma barreira protetora. A grande vantagem é que não precisa ser removida da pele antes da próxima amamentação.

2. Conchas para os seios

Durante o período inicial de amamentação, podem ocorrer vazamentos de leite. Isso ocorre porque o corpo da mãe ainda não se adaptou à produção do alimento em relação à demanda exigida pelo bebê.

Para evitar que as roupas fiquem molhadas e manchadas, especialmente quando for necessário sair de casa, as conchas para os seios evitam o vazamento do excesso de leite materno e também protegem o mamilo fissurado do contato direto com o tecido, evitando atrito e desconforto.

Para que não surjam problemas com o uso desse acessório, é muito importante que a concha possua orifícios para a ventilação e seja esterilizada diariamente. Assim, evitam-se infecções como candidíase no mamilo.

3. Sutiã de amamentação

Esse item pode ser considerado imprescindível para toda mulher que amamenta. Um dos motivos é o fato de ele oferecer uma melhor sustentação aos seios, que frequentemente aumentam muito de volume durante o período gestacional e de lactação.

Outra razão envolve a praticidade para oferecer o seio ao bebê sem precisar retirar essa peça íntima, afinal, os sutiãs de amamentação possuem uma abertura frontal que permite que o bebê seja alimentado com mais facilidade.

4. Extrator ou bombinha de leite materno

Seja manual ou elétrico, um bom extrator pode contribuir muito para a rotina da nova mamãe, especialmente quando termina a licença maternidade e existe o desejo de continuar alimentando o bebê com leite materno.

A bombinha também oferece maior praticidade para extrair o excesso de leite, que pode ser doado aos bancos de leite de todo país, favorecendo a nutrição de bebês prematuros ou internados em UTI.

5. Almofada de amamentação

Muitas mamães relatam sentir bastante cansaço e dores no corpo, especialmente nas costas e braços, ao amamentarem seus bebês sem um suporte adicional. Como essas almofadas são especialmente desenhadas para oferecer mais conforto durante esse momento íntimo, elas também favorecem a continuidade do aleitamento materno.

6. Wrap sling

Utilizar um wrap sling oferece diversos benefícios, como o aumento do vínculo entre mãe e filho e a possibilidade de manter o bebê pertinho do corpo enquanto as mãos estão livres para realizar outras tarefas. Essa proximidade do bebê com o corpo materno também ajuda a mamãe durante a amamentação e oferece mais conforto e segurança a ambos.

Gostou dessas dicas? Então aproveite e conheça os principais tipos de sling para carregar o seu bebê!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *